O Grub2 é um poderoso carregador de inicialização desenvolvido pela GNU. Ele suporta tanto o modo UEFI quanto o modo Legacy BIOS e é capaz de inicializar a maioria dos sistemas operacionais, incluindo Windows, Linux, BSD e macOS. Neste artigo, vamos guiá-lo passo a passo sobre como instalar o Grub2 a partir do Windows.
Download do Grub2
Antes de começar, você precisa baixar o código-fonte do Grub2 para Windows. Você pode encontrar a versão mais recente do Grub2 para Windows . Certifique-se de baixar a versão correta para o seu sistema operacional Windows.
Após o download, extraia o arquivo para um diretório de sua escolha. Neste exemplo, vamos extrair o diretório "grub-2.02-for-windows" para a unidade C:.
Instalação do Grub2
Agora vamos começar a instalar o Grub2. Abra o Prompt de Comando como administrador e navegue até o diretório "grub-2.02-for-windows" que você extraiu anteriormente. Você pode fazer isso usando o comando cd /d C:\grub-2.02-for-windows
.
Antes de prosseguir com a instalação, você precisa verificar o número do disco rígido em que deseja instalar o Grub2. Para fazer isso, execute o comando diskmgmt.msc
para abrir o Gerenciamento de Disco. Anote o número do disco rígido que você deseja usar para a instalação.
Agora, vamos instalar o Grub2 para o modo BIOS (i386-pc). Execute o seguinte comando, substituindo o número do disco rígido e a letra da unidade de acordo com o seu sistema:
grub-install.exe --boot-directory=G:\ --target=i386-pc //./PHYSICALDRIVE2
Certifique-se de substituir "G:\" pela letra da unidade que você deseja usar como diretório de inicialização e "PHYSICALDRIVE2" pelo número do disco rígido que você anotou anteriormente.
Se você deseja instalar o Grub2 no modo UEFI de 64 bits (x86_64-efi), execute o seguinte comando:
grub-install.exe --boot-directory=G:\ --efi-directory=G: --removable --target=x86_64-efi
Novamente, substitua "G:\" pela letra da unidade que você deseja usar como diretório de inicialização e "G:" pelo diretório da partição FAT32 que você criou para o modo UEFI.
Se você deseja instalar o Grub2 no modo UEFI de 32 bits (i386-efi), execute o seguinte comando:
grub-install.exe --boot-directory=G:\ --efi-directory=G: --removable --target=i386-efi
Lembre-se de substituir "G:\" pela letra da unidade que você deseja usar como diretório de inicialização e "G:" pelo diretório da partição FAT32 que você criou para o modo UEFI.
Após a execução dos comandos acima, você terá concluído a instalação do Grub2. Reinicie o seu computador para testar o novo carregador de inicialização.
Configuração
O arquivo de configuração do Grub2 é o grub.cfg, que está armazenado no diretório grub. Este arquivo contém todas as configurações do Grub2, incluindo a interface, as fontes e os menus.
Você pode criar o arquivo de configuração por conta própria ou baixar um arquivo de configuração de exemplo. Para adicionar menus personalizados, abra o arquivo grub.cfg e adicione as entradas desejadas. Por exemplo, você pode adicionar um menu de reinicialização e um menu de desligamento com os seguintes comandos:
menuentry "Reiniciar" {
reboot
}
menuentry "Desligar" {
halt
}
Salve o arquivo de configuração e reinicie o seu computador para ver as alterações.
Desejamos sucesso na instalação do Grub2! Esperamos que este guia tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar.